When Night Falls, 2020
Contemplação pandêmica foi motivo de nova série da artista
No cenário de reabertura pós lockdown em NY, Lenora mostra produção inédita, realizada durante seu confinamento em Porto Alegre. De 15 de julho até 08 de agosto, a Lichtundfire apresentou a exposição “When Night Falls” (Quando a noite cai) com recepção ao ar livre na galeria situada em Lower East Side.
A coletiva recebe nove artistas de todo os EUA – Gretl Bauer, Vian Borchert, Jane Fire, Leslie Ford, Augustus Goertz, Bobbie Moline-Kramer, Robert Solomon, Arlene Santana e Martin Weinstein – e a brasileira que volta a cidade que a acolheu nas décadas de 1970 e 2000.
Os curadores Robert Curcio e Priska Juschka instigaram os artistas a explorarem o que acontece do crepúsculo ao amanhecer, a expressarem a potente admiração que a noite exerce no homem. Lenora apresentou pinturas circulares criadas especificamente para esta exposição. Na técnica própria de afresco sintético sobre não tecido, registrou as estrelas que ela observava através de um grande teto de vidro, em seu estúdio. Ptolomeu foi influente na concepção das três peças da nova série da artista. Os estudos do grego, que entre tantas coisas foi astrônomo, há muito contribui para a poética de Lenora.