Currículo

LENORA ROSENFIELD

I. Informações pessoais

Local de nascimento: Porto Alegre, RS

II. Formação acadêmica:

Professora associada no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 1993 a 2017.

Coordenadora do Laboratório de Restauração do Instituto de Artes da UFRGS, de 1989 a 2013.

Formação:

2011/2012 – Pós-doutorado, Università degli Studi di Udine (Itália).

2002/2003 – Doutorado sanduíche, New York University (EUA), com bolsa Fulbright.

2000/2004 – Doutorado em Artes Poéticas Visuais, Universidade de São Paulo (USP).

1993 – Concurso para professora auxiliar no Instituto de Artes da UFRGS.

1992/1993 – Pesquisa em restauração e materiais de pintura, Fogg Art Museum (Cambridge, EUA), com bolsa Harvard University e Kress Foundation.

1991/1995 – Mestrado em Poéticas Visuais, IA/UFRGS.

1990/1993 – Técnica em Restauração, Instituto de Artes da UFRGS.

1989 – Concurso para Técnica em Restauração da UFRGS.

1982 – Curso de Restauração, Papéis no Gabinetto G. P. Vieusseux (Florença, Itália).

1980/1983 – Curso de Restauração em Pintura, Istituto per l’Arte e il Restauro (Florença, Itália), parte com bolsa CNPq.

1976/1979 – Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, Feevale (Novo Hamburgo, RS).

1972 – Curso de Pintura, New School for Social Research (Nova York, EUA), com o professor Joseph Stefanelli. Curso de Expressão Visual, New School for Social Research (Nova York, EUA), com o professor Donald Stacy.

III. Exposições Individuais

2019 – Entre Mundos, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas (RS).

2018 – O Relevo, uma experiência sensorial tecnológica para a XI Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Porto Alegre (RS).

2016 – Itinerários, curadoria Francisco Dalcol, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre (RS).

2015 – Coletiva de uma artista só, Museu de Arte de Blumenau (SC).

2014 – Movimento Galeria Arte&Fato, Porto Alegre (RS).

2013 – Movimento, Galleria Laboratorio 2 International, Udine (Itália).

2006 – Exercícios, Livraria Cultura, Porto Alegre (RS).

2005 – Subtração e Ausência, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre (RS).

2004 – Subtraction, Franklin 54 Gallery, Nova York (EUA).

2003 – Collage/Fresco, Art at FORMAT, Nova York (EUA).

1996 – Bruxas, Monstros e Demônios, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre (RS).

IV. Exposições Coletivas

2020 – WHEN NIGHT FALLS, Lichtundfire Gallery, Nova York (EUA).

2020 – Coletiva EIXO 2020, Exposição Virtual, Organização Eixo Arte Contemporânea, Niterói (RJ).

2014 – 20/20 e outros formatos, Espaço Cultural Chico Lisboa, Porto Alegre (RS).

2012 – Projeto 20×20, Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre (RS). Projeto Co.LabPoa Confinamento artístico na Usina do Gasômetro, Porto Alegre (RS).

2011 – Participação na instalação do Projeto Cor de Rosa Choque, com a obra Vale Ouro, curadoria de Lucia Avancini e Marilou Winograd, Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, Rio de Janeiro (RJ).

2010 – XII Intercâmbio Internacional MiniArt Mini Faces, Instituto Cultural Norte-Americano, Porto Alegre (RS); Projeto 20×20, Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre (RS); O Papel de Otávio, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre (RS).

2009 Xll Intercâmbio Internacional MiniArt Mini Faces – Instituto Cultural Norte-Americano – Porto Alegre, RS, Brasil.

2006 Consolidação, MAC Museu de Arte Contemporânea A6, coletiva, Porto Alegre, RS.

2006 Projeto 20×20 – Galeria Bolsa de Arte- Coletiva – Porto Alegre, RS.

2006 “O Papel de Otávio” no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

1997 Paralelo 30 , Galeria Agencia de Artes, Porto Alegre, RS

1997 “25 x 25” Artistas Plásticos no Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires.

1996 “Homenagem a Carlos Gomes”Nova Olaria, Porto Alegre, RS.

1995 “Poéticas Visuais – Sete Mestres” Pinacoteca Instituto de Artes, UFRGS, Porto Alegre.

1994 Exposição de Professores, Instituto de Artes , UFRGS, Porto Alegre.

1979 Galeria RG, em Porto Alegre, RS.

1978 VII Salão do Jovem Artista, categoria Gravura, Porto Alegre, RS.

1977 Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Assembléia Legislativa do Estado do RGS

1973 II Salão do Jovem Artista, categoria pintura, Porto Alegre, RS.

1972 Exposição do Alunos da New School for Social Research, New York, NY

V. Outros Cursos e Seminários

2000 “Seminário Nacional sobre a História da Arte Hoje” , Universidade de São Paulo, Brazil

1999 Curso sobre Conservação de Arte Moderna, Professor Stephen Hackney (Tate Gallery), patrocinado Fundação Vitae, São Paulo

1998 “O Inconsciente e a Criação: Poeitica e Psicopatologia” Seminário internacional, UFRGS, Porto Alegre

1998 “Pour une philosophie de la création” (Para uma filosofia da Criação), Professor René Passeron (Paris-Sorbonne), UFRGS, Porto Alegre

1997 Seminário Internacional “Latin America viewed from Europe and North America”, I Bienal do Mercosul de Artes Visuais, Porto Alegre(RS)
Seminário Intrernacional de Utopias Latino-americanas, I Bienal do Mercosul de Artes Visuais, Porto Alegre(RS)

VI. Teses Defendidas, Publicações e Menções

2017 – DALCOL, Francisco (org.). Itinerários, de Lenora Rosenfield. Editora Circuito, Rio de Janeiro/RJ, 2017 (co-edição) 185 p.: il. Bilíngue. ISBN:978-85-9582-020-3.

2016 – ROSENFIELD, Lenora L. A influência do material e da técnica na arte contemporânea. VIS Revista do Programa de Pós-graduação em Arte, Universidade de Brasília, v. 15, n. 1, p. 205-223, jan./jun. 2016. Disponível: http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/19053.

2015 – ROSENFIELD, Lenora L. Técnica e pulsão em Iberê Camargo. Porto Arte  Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Porto Alegre (RS), v. 20, n. 34, p. 89-94, mai. 2014.Disponível: <http://www.seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/62312>.

2014 Participação como Comunicadora do Seminário Ibero Americanos sobre Processos de Criação –Título – A influência do material e da técnica na arte contemporânea – Vitória – Espírito Santo – Brasil

2013 ROSENFIELD, L. Lenora . Da quadrícula a quadratura, a grade e o pixel. Revista ouvirOUver. ISSN: 1983-1005. Uberlândia, 200 Dossiê: Espaços Outros: territórios do virtual e do ficcional Spaces Autres : territoires du virtuel et du fictionnel) n.9 volume 1 / 2013.

2012 Capa da revista Mosaica- v. 4, n. 1. ISSN 2175-6163, publicada em 2012-08-08 – Revista semestral de estudos judaicos do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. www.seer.ufrgs.br/webmosaica

2009 ROSENFIELD, L. L. A voz do Artista. Porto Arte (UFRGS), v.26, p. 123-133, 2009.

2004 Afresco/Colagem, tese de doutorado na ECA/USP.

1997 Glossário Técnico de Conservação e Restauração em Pintura, Editora da Universidade.(livro) “Bruxas, Monstros e Demônios: Uma representação Pictórica”, Revista de Psicanálise, vol. IV, nº 3, Porto Alegre. “Relatório da restauração da manutenção do Solar dos Câmara”, publicado nos Cadernos da ANPAP.

1994 “Exame e Análise de uma pintura de dois lados de autoria de Robert Henri”. Cadernos da ANPAP.

1993 “Puvis de Chavannes’s Allegorical Murals in the Boston Public Library: History, Technique and Conservation”, Journal of the American Institute for Conservation, AIC, Volume 36, número 1. Menção a participação no trabalho de restauração do Mural de Puvis Chavannes existente na Biblioteca Pública de Boston. “Examination and analysis of a double-sided painting by Robert Henri, publicada no boletim do AIC (American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works). “Profissionalismo e restauração”, artigo publicado pelo Cadernos da ANPAP, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Editora da Universidade/UFGRS.

1991 “A utilização das cores em alguns casos do retoque na restauração”, artigo publicado na Porto Arte, Revista do Instituto de Artes UFRGS, nº3 Ano II. “Fungos contaminantes isolados em obras de arte (pintura sobre tela)” em co-autoria com Suzana Andreatta, artigo publicado pelo Cadernos da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ).

1990 “A pintura a óleo e a questão Van Eyck”, artigo publicado na Porto Arte, Revista do Instituto de Artes UFGRS, nº2 Ano 1.

1988 “Mesa Térmica”, artigo publicado no Boletim ABRACOR ano VII Nº 1, p. 50 a 55.

1986 Glossário Técnico de Restauração e Conservação de Arte. em co-autoria com Anton Rajer.

1983 “I Microrganismi Nell’Opera D’Arte”, no Istituto per L’Arte e il Restauro”, Florença, Itália.

1982 “Aspetti Della Pittura ad Olio in Rapporto a Van Eyck”, no Istituto per L’Arte e il Restauro, Florença, Itália.

VII. Experiência em Restauração – 1984 a 1999

Coordenadora da restauração das pinturas murais de Aldo Locatelli e João Fahrion, pertencentes ao Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Restauração dos retábulos do Arco Cruzeiro e do Altar-mor da igreja Nossa Senhora da Conceição de Viamão, primeira capital do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de restauração das paredes da sala de jantar do Solar dos Câmara, de propriedade da Assembléia Legislativa do RS, Porto Alegre.

Restauradora de desenhos de Pedro Weingärtner, pertencentes ao patrimônio da UFRGS.

Restauradora de várias obras pertencentes ao Instituto de Artes da UFRGS.

Técnica em Restauração no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Restauradora de obras pertencentes do Harvard University Art Museum, Cambridge (EUA).

Participante da equipe que executou a restauração das pinturas de Puvis Chavannes e murais decorativos da Biblioteca Pública de Boston (EUA).

Coordenadora do Acervo da Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.

Coordenadora da restauração das pinturas murais do ex-Cine Cacique, Porto Alegre.

Coordenadora da manutenção das pinturas murais do Solar dos Câmara, Porto Alegre.

VIII. Atividades Profissionais e Afiliações

2000/2017 Professor Associado, Departamento de Artes Visuais, Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, (desde 1993). Ministra cursos deTécnicas e Materiais de Pintura, Introdução a Conservação. Chefe da Conservação, Laboratório de Conservação, Instituto de Belas Artes, desde 1991.

2000/2010 Associação Nacional de Pesquisa em Belas Artes (ANPAP), membro, desde 1986 a 1993.

Associação Brasileira de Conservaão de Obras de Arte (ABRACOR), associada desde 1983 a 2004.

Conselho Nacional de Educação Superior (CAPES), consultor, 1988.

Fundação de Ciência do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), consultora, 1988.

IX. Idiomas

Portugues (língua nativa)
Espanhol (lê, fala)
Francês (lê, fala)
Inglês (lê, fala, escreve)
Italiano (lê, fala, escreve)